fbpx

3 Passos fundamentais para Tirar Fotos de Mostra de Decoração

COMO TIRAR FOTOS EM UMA MOSTRA DE DECORAÇÃO?

Muita gente me pergunta como tirar fotos de mostras de decoração. Os problemas são sempre os mesmos: muita gente, pouco tempo pra tirar fotos, profissionais que cobram caro e as vezes não entendem o que o arquiteto ou designer realmente queria mostrar pros seus clientes.

Nesse artigo vou te contar os 3 momentos mais importantes na hora de registrar um ambiente em uma Mostra de Decoração. Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:

Dá uma olhada no que as arquitetas Laísa Carpaneda e Flávia Nasr do escritório Carpaneda & Nasr falaram sobre a experiência que tiverem expondo seu trabalho na Casa Cor Brasília 2016 no vídeo abaixo:

Banner horizontal 728x90 Mas pera aí!! O que e como você deve pensar ao fotografar o seu ambiente em uma Mostra de Decoração? Existem 3 formatos principais que você pode se basear para fotografar sua mostra de decoração:

  1. Making off pré evento
  2. Cobertura do Evento
  3. Fotos do ambiente

Cada um deles deve ter seu estilo e sua linguagem adaptados para o público e o seu intuito na hora de divulgar as imagens. Bom, vamos lá:

MAKING OFF (PRÉ EVENTO)

Esse formato começa antes mesmo do espaço tomar forma. Conheço muitas pessoas que fotografam ou postam fotos apenas do espaço finalizado e esquecem de um fator muito importante: a Curiosidade.

O público que segue arquitetos e designers de interiores gosta de saber como as coisas são feitas e acompanhar o processo. Assim será muito mais interessante pra ele ir até a mostra para conhecer pessoalmente seu trabalho!

Dicas do Olhar de Arquiteto:

  • Projeto – mostre fotos do processo criativo por trás da sua criação!
  • Obra – registre o espaço como ele era e como ele ficou. Nada melhor que um antes e depois pra impressionar seus clientes (e seus futuros clientes) do poder transformacional do seu projeto e obra!
  • Pessoas – tire fotos da equipe envolvida e dos profissionais que estão transformando o seu sonho em realidade. Pessoas gostam de pessoas e por trás de grandes empresas existem grandes seres humanos!

COBERTURA DO EVENTO

Não se esqueça que uma mostra de decoração não é apenas para aparecer em revista e te dar status! Estar presente no ambiente que você projetou e conversar com as pessoas que vão visitá-lo pode lhe trazer muito mais resultados!

E já que está no seu ambiente, registre os momentos e convide seus seguidores à visitarem seu espaço! Nesse momento vale a pena dominar bem o uso do seu Smartphone para tirar o melhor proveito dessa câmera que carrega sempre no bolso e Tire Fotos Incríveis com seu Smartphone!

Dicas do Olhar de Arquiteto:

  • Autoridade do evento – transferir a autoridade do evento para você não tem nada de errado. Tire fotos com a marca do evento e divulgue para que as pessoas saibam que você está participando daquela mostra. A percepção da importância do evento será transferida para você!
  • Detalhes do Ambiente – tire fotos de detalhes que provoquem a curiosidade do seu espectador. A curiosidade move montanhas e também seu futuro cliente! rsrs…
  • Pessoas – tire fotos com os visitantes do seu ambiente e convide mais pessoas para o evento. Quanto mais pessoas estiverem aparecendo nas tuas redes sociais, mais pessoas virão até o seu espaço (entre dois restaurantes, um cheio de pessoas e outro às moscas, qual você prefere???!)

Dica extra: As redes sociais como Snapchat e Insta Stories são ótimas para não poluir seu feed nas redes sociais. Neles você consegue ter uma sequência de imagens e vídeos que em 24 horas não estarão mais disponíveis mas servirão para atrair mais seguidores e mais público para seu evento!

FOTOS DO AMBIENTE

Agora chegou a hora de fotografar o seu ambiente. Aqui você tem duas opções: ou contrata alguém pra fotografar pra você ou tira você mesmo. Mas antes de contratar alguém você precisa saber o que quer fotografar e conseguir passar isso para o profissional.

Mas convenhamos que é muito mais fácil pra você que fez o projeto fotografar e destacar os detalhes que pensou ao projetar, não é mesmo?

Dicas do Olhar de Arquiteto:

  • Planejamento – pensar com antecedência quais os melhores ângulos e quais as visuais interessantes para que o seu público entenda o espaço e a foto fique incrível é fundamental. Vale até mesmo fazer um tour antes do evento começar pra ir “sentindo” e testando as possíveis fotos que pode tirar.
  • Chegue mais cedo – nada pior que fotografar com pressa. Chegue cedo e busque os melhores ângulos com calma e atenção aos detalhes.
  • Do macro para o micro – para não esquecer de fotografar nada, comece por fotos gerais e depois vá chegando até os detalhes.
  • Parceiros – lembre de fotografar os itens dos parceiros que te ajudaram a montar o espaço. Será bom para as duas partes, um ajudando a divulgar o outro!
  • Iluminação – mesmo que seu espaço seja bem iluminado naturalmente, fotografe com as luminárias acesas pois isso dá um efeito interessante para a fotografia!
  • Várias sessões – não se limite a tirar fotos apenas um dia. Sempre que possível tente achar ângulos novos ou aperfeiçoar o enquadramento de uma vista que já fotografou. A cada dia que passa nossos olhar fica mais aguçado para detalhes que de início não percebíamos…

RESUMO

Nesse artigo você aprendeu os 3 momentos mais importantes na hora de registrar um ambiente em uma Mostra de Decoração que fazem a diferença na sua fotografia. Lembre-se de registrar o making off antes do evento começar, fazer a cobertura durante o evento e divulgar constantemente nas mídias sociais e, por último, tire fotos do ambiente finalizado para colocar no seu portfólio!

DICAS BÔNUS!!

Após as 3 etapas, lembre-se que sem um marketing on-line bem feito o seu trabalho será sub aproveitado. Então busque divulgar o máximo que puder com algumas coisas em mente:

  • Análise de público – pense, antes de começar a divulgar suas fotos, qual o seu público alvo?
  • Linguagem – se comunique utilizando a mesma linguagem que o seu público alvo usa.
  • Constância – melhor do que 30 fotos em um dia são 30 dias com um foto por dia!
  • Captação de novos clientes – a comunicação direta com seus seguidores muitas vezes gera novos projetos, obras, enfim, negócios! Aproveite…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *