COMO TIRAR FOTOS EM UMA MOSTRA DE DECORAÇÃO?
Muita gente me pergunta como tirar fotos de mostras de decoração. Os problemas são sempre os mesmos: muita gente, pouco tempo pra tirar fotos, profissionais que cobram caro e as vezes não entendem o que o arquiteto ou designer realmente queria mostrar pros seus clientes.
Nesse artigo vou te contar os 3 momentos mais importantes na hora de registrar um ambiente em uma Mostra de Decoração. Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:
Dá uma olhada no que as arquitetas Laísa Carpaneda e Flávia Nasr do escritório Carpaneda & Nasr falaram sobre a experiência que tiverem expondo seu trabalho na Casa Cor Brasília 2016 no vídeo abaixo:
Mas pera aí!! O que e como você deve pensar ao fotografar o seu ambiente em uma Mostra de Decoração? Existem 3 formatos principais que você pode se basear para fotografar sua mostra de decoração:
- Making off pré evento
- Cobertura do Evento
- Fotos do ambiente
Cada um deles deve ter seu estilo e sua linguagem adaptados para o público e o seu intuito na hora de divulgar as imagens. Bom, vamos lá:
MAKING OFF (PRÉ EVENTO)
Esse formato começa antes mesmo do espaço tomar forma. Conheço muitas pessoas que fotografam ou postam fotos apenas do espaço finalizado e esquecem de um fator muito importante: a Curiosidade.
O público que segue arquitetos e designers de interiores gosta de saber como as coisas são feitas e acompanhar o processo. Assim será muito mais interessante pra ele ir até a mostra para conhecer pessoalmente seu trabalho!
Dicas do Olhar de Arquiteto:
- Projeto – mostre fotos do processo criativo por trás da sua criação!
- Obra – registre o espaço como ele era e como ele ficou. Nada melhor que um antes e depois pra impressionar seus clientes (e seus futuros clientes) do poder transformacional do seu projeto e obra!
- Pessoas – tire fotos da equipe envolvida e dos profissionais que estão transformando o seu sonho em realidade. Pessoas gostam de pessoas e por trás de grandes empresas existem grandes seres humanos!
COBERTURA DO EVENTO
Não se esqueça que uma mostra de decoração não é apenas para aparecer em revista e te dar status! Estar presente no ambiente que você projetou e conversar com as pessoas que vão visitá-lo pode lhe trazer muito mais resultados!
E já que está no seu ambiente, registre os momentos e convide seus seguidores à visitarem seu espaço! Nesse momento vale a pena dominar bem o uso do seu Smartphone para tirar o melhor proveito dessa câmera que carrega sempre no bolso e Tire Fotos Incríveis com seu Smartphone!
Dicas do Olhar de Arquiteto:
- Autoridade do evento – transferir a autoridade do evento para você não tem nada de errado. Tire fotos com a marca do evento e divulgue para que as pessoas saibam que você está participando daquela mostra. A percepção da importância do evento será transferida para você!
- Detalhes do Ambiente – tire fotos de detalhes que provoquem a curiosidade do seu espectador. A curiosidade move montanhas e também seu futuro cliente! rsrs…
- Pessoas – tire fotos com os visitantes do seu ambiente e convide mais pessoas para o evento. Quanto mais pessoas estiverem aparecendo nas tuas redes sociais, mais pessoas virão até o seu espaço (entre dois restaurantes, um cheio de pessoas e outro às moscas, qual você prefere???!)
Dica extra: As redes sociais como Snapchat e Insta Stories são ótimas para não poluir seu feed nas redes sociais. Neles você consegue ter uma sequência de imagens e vídeos que em 24 horas não estarão mais disponíveis mas servirão para atrair mais seguidores e mais público para seu evento!
FOTOS DO AMBIENTE
Agora chegou a hora de fotografar o seu ambiente. Aqui você tem duas opções: ou contrata alguém pra fotografar pra você ou tira você mesmo. Mas antes de contratar alguém você precisa saber o que quer fotografar e conseguir passar isso para o profissional.
Mas convenhamos que é muito mais fácil pra você que fez o projeto fotografar e destacar os detalhes que pensou ao projetar, não é mesmo?
Dicas do Olhar de Arquiteto:
- Planejamento – pensar com antecedência quais os melhores ângulos e quais as visuais interessantes para que o seu público entenda o espaço e a foto fique incrível é fundamental. Vale até mesmo fazer um tour antes do evento começar pra ir “sentindo” e testando as possíveis fotos que pode tirar.
- Chegue mais cedo – nada pior que fotografar com pressa. Chegue cedo e busque os melhores ângulos com calma e atenção aos detalhes.
- Do macro para o micro – para não esquecer de fotografar nada, comece por fotos gerais e depois vá chegando até os detalhes.
- Parceiros – lembre de fotografar os itens dos parceiros que te ajudaram a montar o espaço. Será bom para as duas partes, um ajudando a divulgar o outro!
- Iluminação – mesmo que seu espaço seja bem iluminado naturalmente, fotografe com as luminárias acesas pois isso dá um efeito interessante para a fotografia!
- Várias sessões – não se limite a tirar fotos apenas um dia. Sempre que possível tente achar ângulos novos ou aperfeiçoar o enquadramento de uma vista que já fotografou. A cada dia que passa nossos olhar fica mais aguçado para detalhes que de início não percebíamos…
RESUMO
Nesse artigo você aprendeu os 3 momentos mais importantes na hora de registrar um ambiente em uma Mostra de Decoração que fazem a diferença na sua fotografia. Lembre-se de registrar o making off antes do evento começar, fazer a cobertura durante o evento e divulgar constantemente nas mídias sociais e, por último, tire fotos do ambiente finalizado para colocar no seu portfólio!
DICAS BÔNUS!!
Após as 3 etapas, lembre-se que sem um marketing on-line bem feito o seu trabalho será sub aproveitado. Então busque divulgar o máximo que puder com algumas coisas em mente:
- Análise de público – pense, antes de começar a divulgar suas fotos, qual o seu público alvo?
- Linguagem – se comunique utilizando a mesma linguagem que o seu público alvo usa.
- Constância – melhor do que 30 fotos em um dia são 30 dias com um foto por dia!
- Captação de novos clientes – a comunicação direta com seus seguidores muitas vezes gera novos projetos, obras, enfim, negócios! Aproveite…