5 Perfis que você deveria seguir no Instagram e por quê?

Tempo de leitura: 6 minutos

INSTAGRAM

Se você possui uma empresa sabe da importância de ter uma presença on-line forte não é? E hoje o Instagram é a maior referência quando falamos em imagem nas redes sociais, concorda?

Pensando na importância do Instagram na nossa profissão, resolvi compartilhar não só os nomes dos profissionais que me ajudam todos os dias a continuar evoluindo e aprendendo, mas também seus perfis no Instagram.

Não tem nada melhor pra aprender a fotografar do que admirar fotos de quem sabe o que está fazendo. E o método que criei para aprender a fotografar foi observar e praticar, observar e praticar, observar e…bom, você entendeu né? Mas não é exagero e deve ser levado muito à sério.

De nada adianta você apenas ler e entender se você não colocar na prática. E isso serve pra fotografia, pra arquitetura e para a sua vida! Aprenda e aplique, sempre!

Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:

 

Banner horizontal 728x90

CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO

Antes de começarmos a nossa as indicações dos perfis, é importante lembrar que não estou desmerecendo ou desvalorizando o trabalho dos que não estão nessa lista. Apenas estou indicando alguns dos profissionais que sigo e que, estando nesta lista, me permitissem passar um conhecimento além das indicações, ok?

Não quero que você apenas siga para ficar olhando as fotos. Minha intenção com esse artigo é mostrar as razões que me levaram a seguir cada um deles e que com a indicação aliada com o conteúdo que vou passar, você possa aprender e praticar…lembra?

Bom, então vamos lá?!

1. Philipp Heer . @lerichti

smartphone 1

Padrões de texturas e repetições de elementos são o que na minha opinião marcam a fotografia dele e é uma ótima referência pra você seguir.

Ele foi minha primeira indicação pois com esse exemplo posso te contar qual o erro mais comum quando começamos a fotografar. Tentamos tirar sempre fotos do mesmo ângulo e esquecemos dos detalhes.

Evite fotografar apenas o objeto completo o tempo todo. Dar um zoom nos elementos que compõe o projeto (até mesmo na obra) pode ser uma ótima forma de fugir do convencional.

Pra quem já tem uma câmera com troca de lentes, um ótimo exercício é usar uma lente fixa para forçar a buscar composições diferentes. E se você não tem uma câmera com lentes zoom, caminhe, se aproxime do objeto a ser fotografado e busque ângulos diferenciados.

Se visualizar padrões de repetição, saiba que tem uma ótima foto em potencial.

 

2. Ciara . @lullabycafe

smartphone 2

A segunda indicação de perfil a ser seguida fica com a Ciara, de Barcelona, que tem um estilo fotográfico bem peculiar e evidente.

Ela, assim como o Phillip, ressalta muito os padrões de fachadas. Mas o seu diferencial está na edição.

Com um toque sutil, baixo contraste e cores pastéis, ela deixa sua marca registrada, sem contar na qualidade de composição e iluminação de suas fotos.

Além disso, o uso de escalas humanas para demonstrar a escala em suas fotografias é feita com maestria e vale a pena ser estudada e praticada!

 

Ouse na edição e crie seu próprio estilo!

3. Joerg Nicht . @jn

smartphone 3

De todas as 5 indicações, Joerg Nicht é o que eu mais admiro. Com um estilo voltado pra fotografia de rua, consegue captar momentos cheios de cores e vida, sempre utilizando de escalas humanas.

As fotos com maior engajamento no seu perfil são as que ele abusa da Golden Hour, escolhendo a hora certa pra fotografar, com tons quentes e muita sutileza nos detalhes.

Se você não sabe, mas quer aprender o que é Golden Hour e como escolher os melhores horários pra tirar fotos incríveis como essas, clique aqui agora e assista ao vídeo!

Tons quentes e contrastes marcantes, utilizando muitas vezes o “Lens Flare”

4. Peter Chan . @peterchanur

smartphone 4

Cores e minimalismo unidos através da fotografia de Peter Chan.

É incrível como ele consegue isso. Formas simples, fachadas perfeitamente alinhadas e paralelas, cores vivas e alto contraste podem ser algumas das características do estilo dele.

Como pode ver, a edição tem papel fundamental na fotografia. Muita gente repreende a edição exagerada das imagens enquanto outros defendem sua prática alegando fazer parte da criação.

Mas independente disso, não dá pra negar a qualidade das imagens do Peter.

 

Formas simples com um olhar aguçado e uma edição com fortes contrastes.

5. Fernando Guerra . @fernandogguerra

Luz e sombra. Esse é, na minha opinião, o codinome do Fernando Guerra.

É só seguir o perfil dele no Instagram pra entender do que estou falando. Ele é mestre em explorar esses dois elementos.

Dá uma olhada na imagem abaixo e repare no drama que as sombras trazem para a imagem. Repare como ele captou no momento exato em que a sombra de uma das peças da pérgola “cobre” o rosto da pessoa, que além de acrescentar a escala do espaço, traz a sensação de mistério para a fotografia!

Use e abuse das sombras!

 

 

Captura de Tela 2016-07-09 às 21.56.31
Luz e sombra podem ser usadas para evidenciar detalhes ou criar cenas mais dramáticas

BÔNUS . Olhar de Arquiteto . @olhar.de.arquiteto

Se você chegou até aqui e gostou das indicações e conteúdo, não pode deixar de seguir nosso instagram né? Dá uma olhada lá que eu aposto que vai gostar.

E se você quer aparecer no nosso Instagram, marque a gente nas suas melhores fotos. Uma vez por semana vamos repostar as melhores fotos dos nossos seguidores!

E lembre-se:

Fotografia de arquitetura não precisa ser apenas de arquitetura. Sempre falo pra quem me segue:

Arquitetura é feita por pessoas e para pessoas.

 

OLHAR
Aprenda a fotografar, aprenda a olhar!

Espero essas indicações te inspirem e que os comentários e que com meus comentários a respeito do trabalho de cada um você comece a pensar não só na fotografia, mas também na arquitetura e em como projetar os espaços.

Uma vez que seu olhar é transformado, a sua metodologia criativa é alterada também. Antes mesmo dos tijolos, madeira ou concreto, a imagem impressa na sua mente já se forma. A fotografia pode vir antes mesmo do objeto construído!

Pratique e tire fotos incríveis!

Comentários

comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.