fbpx

3 Dicas para Criar um Projeto Fotogênico de Arquitetura ou Interiores

Quer saber como como tirar fotos incríveis de arquitetura e atrair clientes com elas, mas sempre que vai tirar suas fotos não consegue o resultado que gostaria?

Calma! Não quer dizer que isso seja falta de capacidade como fotógrafo!

Existem projetos que são muito mais fáceis de serem fotografados que outros. E eu acredito que isso aconteça por uma série de fatores.

Então nesse artigo eu vou te passar 3 DICAS DE COMO DEIXAR SEU PROJETO MAIS “FOTOGÊNICO”.

3 DICAS DE COMO DEIXAR SEU PROJETO MAIS FOTOGÊNICO!

A gente sabe que projeto é igual filho né, que ninguém acha ele feio. Mas você tem que concordar que em alguns casos nem photoshop salva né? rs

Independente de achar bonito ou não, existem algumas dicas que eu quero te passar nesse artigo que podem te ajudar a projetar seus espaços pensando na hora da foto.

Eu falo isso pois hoje eu vivo nos dois lados da história. Tanto eu projeto quando fotografo meu projetos e também de outros arquitetos.

E sempre que eu estou projetando, busco criar espaços compondo eles de forma que valorizem ainda mais ainda as fotos, pois no final das contas, são elas que vão ser as responsáveis por me vender como profissional!

DICA FLASH DO OLHAR DE ARQUITETO

Se você consegue chamar mais a atenção de um possível cliente com as suas fotos, você tem uma grande chance de que ele se interesse em saber mais sobre você.

E é nessa hora que as portas estarão abertas para que você possa mostrar que você é a pessoa certa pra realizar os sonhos dele.

Se comunicando adequadamente, mostrando os benefícios que você entrega e deixando claro que você possui a solução para os problemas que ele quer evitar, há grandes chances de que quando ele precisar de um profissional da área, procure por você.

E esse será o seu grande diferencial!

Garantindo a qualidade não só do seu projeto como também do seu portfólio, você sairá na frente de muita gente no mercado.

Mas chega de conversa, e vamos para as dicas!

 

DICA 1 | VISUAIS

Foto de homem criando uma moldura de imagem com as mãos

Quando a gente começa a projetar, é importante pensar não só nos detalhes individuais, mas também nas visuais e na composição delas como um todo!

Você já parou pra pensar como as pessoas irão perceber o espaço que você projetou?

Por onde elas vão entrar, qual o trajeto que farão, onde vão parar pra observar aquele ambiente?

Eu vejo muitos colegas que se apegam à referências e vão colocando nos seus projetos vários elementos incríveis, que individualmente ficam super interessantes.

Mas quando vão fotografar o espaço, a composição desses elementos em conjunto não geram ângulos interessantes para suas fotos.

A grande sacada aqui é pensar no percurso que o cliente vai percorrer, o que ele vai ver e sentir nesse percurso e como você pode representar isso através de fotos!

Gif animado de maquete
Imagine o percurso do seu cliente no seu projeto. Como ele vai percorrer aquele espaço, onde irá parar para observar e quais as visuais que ele terá? Escolha essas visuais para analisar sua composição, cores, luzes e trate ela como uma possível foto do seu portfólio!

Esse é um ótimo exercício para pensar na fotografia como uma forma de comunicação com o seu cliente e criar um projeto que seja ainda mais fotogênico!

O que eu faço sempre é pensar em cada visual, como se fosse alguém visitando aquele espaço, tentando mostrar de uma forma harmônica e clara.

Imagine desde cenas gerais, mais amplas, até os detalhes e como essas imagens estão compostas no seu portfólio.

 

Ao criar essas cenas numa modelagem 3D, por exemplo, você tem o poder de escolher a composição de todos os elementos antes mesmo do projeto sair do papel!

E é sempre bom lembrar que as suas fotos vão ser os registros de todo o seu esforço durante o projeto, além de ser o que pode levar outras pessoas a perceberem o real valor de ter um profissional como você ao lado delas.

DICA 2 | MENOS É MAIS

Foto de uma mesa com vaso Eu vejo muita gente tirando fotos com muitos elementos, sem ter uma real intenção naquela foto, um ponto da imagem onde dá pra ver que está chamando mais a atenção.

E isso é um erro muito comum, mas que acaba gerando uma confusão mental muito grande para o observador.

Sempre que for fotografar pense: “o que eu quero mostrar nessa foto?”

E depois de pensar nisso, crie a composição seja no projeto ou na fotografia, pensando em como a essa intenção pode ficar mais clara e evidente.

E uma das regras que eu uso é eliminar o máximo de distrações possíveis pra que aquilo que eu quero mostrar na foto fique claro pra quem está vendo.

E lógico que pensando nas visuais antes, é muito mais fácil conseguir isso!

Quanto menos distrações a sua foto tiver, melhor vai ser a compreensão de quem está vendo aquela foto e a sua mensagem será entregue com êxito.

Então quando você for criar as suas visuais, lembre disso:

Uma cena com elementos demais, pode confundir ao invés de conquistar o seu cliente!

3ª DICA – ILUMINAÇÃO

De nada adianta você seguir as duas primeiras dicas se não se preocupar com a iluminação do ambiente. Então quando for projetar e fotografar lembre-se disso!

Eu prefiro trabalhar sempre, tanto no projeto quanto na fotografia, com o máximo de iluminação natural possível.

Um dos erros mais comuns que a maioria das pessoas cometem é não pensar na direção da luz e em como afetam o espaço.

Agora, mais importante do que saber quando fotografar é saber quando NÃO fotografar.

Se você está fotografando um ambiente ou um objeto e a iluminação não está favorável, repense a composição ou o horário em que está fotografando.

Foto do Aigai Spa, projeto de figueroa.arq
Fotografia: Leonardo Finotti | Projeto: figueroa.arq

Talvez esse momento que decidiu tirar aquela foto não seja o melhor horário para você fotografar essa cena.

Mudar a composição buscando a melhor iluminação ou tentar fotografar em outro horário podem ser as soluções para ter fotos incríveis dos seus projetos.

E na hora de projetar você pode pensar nisso também, aliado às escolhas das visuais.

Lembre sempre:

Uma foto com composição incrível mas iluminação ruim, é uma foto ruim, e vice e versa.

Use as luzes e sombras como forma de destacar ainda mais a sua intenção, como nessa imagem do projeto do Aigai Spa.

Repare como as escolhas de projeto para a cobertura, aliadas à escolha dos horários certos na fotografia, ressaltam ainda mais a intenção criativa da arquitetura.

 

Como somos profissionais da área de construção civil, o poder da transformação dos espaços e da vida das pessoas com eles, está em nossas mãos.

Combinando essas 3 dicas, você terá o poder de criar cenas com visuais, composição e iluminação planejadas para que o seu projeto seja ainda mais fotogênico!

 

Bom, espero que você tenha curtido esse artigo!

E lembre-se que a maioria das pessoas pensa que para ter um olhar fotográfico, é necessário nascer com esse dom.

Mas na verdade isso é uma habilidade composta por uma série de técnicas, muitas vezes mais simples do que imaginamos.

Quando treinadas aguçam a sua sensibilidade e permitem que você veja as possibilidades para grandes fotografias em qualquer tipo de situação, ok?

 

E se você curtiu esse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre fotografia e arquitetura, com dicas realmente transformadoras como essas, eu tenho uma ótima notícia pra você!

Está no ar o GUIA DE FOTOGRAFIA PARA ARQUITETOS E DESIGNERS!

Nesse guia compilamos as melhores dicas, as sacadas mais transformadoras na hora de registrar seus projetos, além é claro, de falar sobre as  maiores dúvidas dos profissionais de arquitetura, interiores, paisagismo e engenharia, como:

  • Qual o melhor equipamento para fotografar meus projetos?
  • Qual a lente que devo comprar pra fotografar espaços pequenos?
  • Ou então, posso tirar fotos incríveis mesmo sem ter uma câmera profissional?

Se você acredita que esse conteúdo possa te ajudar, clique na imagem ou no link abaixo e saiba mais sobre esse guia!

Um grande abraço e até a próxima!

 

Curtiu esse artigo? Se você quer aprender ainda mais então dê uma olhada em:

 

1 comentário em “3 Dicas para Criar um Projeto Fotogênico de Arquitetura ou Interiores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *