Se você possui uma empresa, sabe da importância de ter uma presença on-line. E hoje o Instagram é a maior referência quando falamos em imagem nas redes sociais.
Pensando na importância do Instagram na nossa profissão, resolvi compartilhar não só os nomes dos profissionais que me ajudam todos os dias a continuar evoluindo e aprendendo, mas também seus perfis no Instagram.
Não tem nada melhor pra aprender a fotografar do que admirar fotos de quem sabe o que está fazendo. E o método que criei para aprender a fotografar foi observar e praticar, observar e praticar, observar e…bom, você entendeu né? Mas não é exagero e deve ser levado muito à sério.
De nada adianta você apenas ler e entender se você não colocar na prática. E isso serve pra fotografia, pra arquitetura e para a sua vida! Aprenda e aplique, sempre!
Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:
CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO
Antes de começarmos a nossa as indicações dos perfis, é importante lembrar que não estou desmerecendo ou desvalorizando o trabalho dos que não estão nessa lista. Apenas estou indicando alguns dos profissionais que sigo e que, estando nesta lista, me permitissem passar um conhecimento além das indicações, ok?
Não quero que você apenas siga para ficar olhando as fotos. Minha intenção com esse artigo é mostrar as razões que me levaram a seguir cada um deles e que com a indicação aliada com o conteúdo que vou passar, você possa aprender e praticar…lembra?
Bom, então vamos lá?!
1. Philipp Heer . @lerichti
Padrões de texturas e repetições de elementos são o que na minha opinião marcam a fotografia dele e é uma ótima referência pra você seguir.
Ele foi minha primeira indicação pois com esse exemplo posso te contar qual o erro mais comum quando começamos a fotografar. Tentamos tirar sempre fotos do mesmo ângulo e esquecemos dos detalhes.
Evite fotografar apenas o objeto completo o tempo todo. Dar um zoom nos elementos que compõe o projeto (até mesmo na obra) pode ser uma ótima forma de fugir do convencional.
Pra quem já tem uma câmera com troca de lentes, um ótimo exercício é usar uma lente fixa para forçar a buscar composições diferentes. E se você não tem uma câmera com lentes zoom, caminhe, se aproxime do objeto a ser fotografado e busque ângulos diferenciados.
2. Ciara . @lullabycafe
A segunda indicação de perfil a ser seguida fica com a Ciara, de Barcelona, que tem um estilo fotográfico bem peculiar e evidente.
Ela, assim como o Phillip, ressalta muito os padrões de fachadas. Mas o seu diferencial está na edição.
Com um toque sutil, baixo contraste e cores pastéis, ela deixa sua marca registrada, sem contar na qualidade de composição e iluminação de suas fotos.
Além disso, o uso de escalas humanas para demonstrar a escala em suas fotografias é feita com maestria e vale a pena ser estudada e praticada!
3. Joerg Nicht . @jn
De todas as 5 indicações, Joerg Nicht é o que eu mais admiro. Com um estilo voltado pra fotografia de rua, consegue captar momentos cheios de cores e vida, sempre utilizando de escalas humanas.
As fotos com maior engajamento no seu perfil são as que ele abusa da Golden Hour, escolhendo a hora certa pra fotografar, com tons quentes e muita sutileza nos detalhes.
4. Peter Chan . @peterchanur
Cores e minimalismo unidos através da fotografia de Peter Chan.
É incrível como ele consegue isso. Formas simples, fachadas perfeitamente alinhadas e paralelas, cores vivas e alto contraste podem ser algumas das características do estilo dele.
Como pode ver, a edição tem papel fundamental na fotografia. Muita gente repreende a edição exagerada das imagens enquanto outros defendem sua prática alegando fazer parte da criação.
Mas independente disso, não dá pra negar a qualidade das imagens do Peter.
5. Fernando Guerra . @fernandogguerra
Luz e sombra. Esse é, na minha opinião, o codinome do Fernando Guerra.
É só seguir o perfil dele no Instagram pra entender do que estou falando. Ele é mestre em explorar esses dois elementos.
Dá uma olhada na imagem abaixo e repare no drama que as sombras trazem para a imagem. Repare como ele captou no momento exato em que a sombra de uma das peças da pérgola “cobre” o rosto da pessoa, que além de acrescentar a escala do espaço, traz a sensação de mistério para a fotografia!
Use e abuse das sombras!
BÔNUS . Olhar de Arquiteto . @olhardearquiteto_
Se você chegou até aqui e gostou das indicações e conteúdo, não pode deixar de seguir nosso instagram né? Dá uma olhada lá que eu aposto que vai gostar.
E se você quer aparecer no nosso Instagram, marque a gente nas suas melhores fotos. Uma vez por semana vamos repostar as melhores fotos dos nossos seguidores!
E lembre-se:
Fotografia de arquitetura não precisa ser apenas de arquitetura. Sempre falo pra quem me segue: Arquitetura é feita por pessoas e para pessoas.
E se você quer aprender ainda mais e mais rápido, comigo, conheça o meu curso de fotografia de arquitetura e interiores, o Curso Olhar de Arquiteto, apertando aqui!