O Poder do Instagram no seu Portfólio de Arquitetura e Obra

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O Poder do Instagram no seu Portfólio de Arquitetura e Obra

Nesse artigo vou compartilhar com você um vídeo de uma entrevista que fizemos com o Alex Brasileiro do Bora na Obra onde batemos um papo super divertido, sobre o Instagram do BORA NA OBRA e o poder das redes sociais para a nossa área.

Descubra como a fotografia fez toda a diferença na divulgação do trabalho dele e logo abaixo do vídeo, compartilho com você algumas dicas de como se destacar no mercado com suas fotos de obra e do processo criativo dos seus projetos…

E se você quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:

Analisando o Instagram do Bora na Obra

O Instagram é uma ótima ferramenta para divulgação do seu trabalho, seja você arquiteto, designer, paisagista ou engenheiro, que quer ter seus projetos ou obras sendo bem vistos e captar mais clientes nas redes sociais com eles.

O primeiro passo para captação de clientes é atrair a atenção deles!

E ai eu te pergunto: “Onde está o seu cliente?”
No Facebook? Instagram? Pinterest?

A era onde o portfólio era apenas um item físico (impresso) e a indicação acontecia apenas no boca a boca presencial, já ficou pra trás!

Hoje, além dessas formas de apresentação do seu trabalho existem as redes sociais, sites, blogs e muitos outros.

Por serem ferramentas de grande alcance de público, cada vez mais, estão sendo utilizadas como o principal meio para atrair, engajar e converter seguidores em clientes.

Nessa entrevista/bate papo falamos com Alex Brasileiro, empresário, arquiteto e fundador do Bora na Obra que leva o conhecimento prático da Obra para Arquitetos, Designers e Engenheiros.

Garantir que seus projetos sejam executados conforme foram tão cuidadosamente planejados foi o que fez com que Alex e Rafaella Vieira (sócia e esposa) entrassem para o mundo das obras.

Garantir um portfólio!

Essa é a grande chave para o sucesso de um profissional da nossa área.

 

Processo Criativo vs Fotos Finais

De nada adianta um projeto bem feito, uma obra impecável, se ao final disso tudo, você não tiver fotos que retratem todo esse trabalho!

Lembrando que as fotos finais são apenas a cereja do bolo!

Digo isso porque ao analisar, quanto tempo você leva projetando, quanto tempo escolhendo materiais, mobiliário e revestimentos?

Com toda certeza é muito tempo e muita dedicação, que sem o conhecimento mínimo da fotografia, pode cair em uma grande armadilha… Sabe qual é?

Um portfólio sem uma qualidade constante, ou seja, sem homogeneidade…
sabe o que isso significa? Calma que eu explico melhor…

Pensa comigo!

Quanto tempo você leva para finalizar um projeto de uma casa, por exemplo?

Ok, depende do tamanho, depende do nível de projeto ou até mesmo se é apenas arquitetura ou se fará também interiores dessa casa.

Vamos supor (chutando baixo) que levasse 3 meses! Supondo também que você esteja com apenas esse projeto no seu escritório, serão 3 meses de trabalho duro, apenas no projeto!

Agora soma nesses 3 meses, o tempo de obra para que esse projeto saia do papel! Mais 1 ano?…ok, já temos 1 ano e 3 meses…

Sendo otimista ao extremo, supondo que o cliente finalize toda a obra conforme o projeto, faça toda a decoração da casa, compre tudo o que indicou do jeitinho que você sonhou.

Será praticamente 1 ano e meio até você finalmente poder tirar as fotos finais do seu tão sonhado projeto…

Imagina só ter 1 ano e meio de todo esse processo contra apenas 1 semana de material para ser visto…entendeu agora?

Instagram na arquitetura e na obra ©Jean Dallazem
Fotografar as etapas de execução e dar dicas sobre como economizar na obra é uma forma de criar conteúdos para suas redes sociais. Mas lembre de sempre pensar como o seu cliente pensaria. O que ele quer e o com o que ele realmente se importa?

Qual é o grande problema nisso?

Suas redes sociais ficariam mortas por todo esse tempo e teriam vida em apenas essa 1 semana com as fotos finais.

Ou seja, todo o trabalho e esforço de meses, resultando em apenas 1 semana de conteúdo.

É muito desperdício, não acha?

O que estou querendo dizer com tudo isso é que, durante todo o processo de um projeto e obra, precisamos estar presentes nas redes sociais, que é onde normalmente nossos clientes também estão…

Ou seja, precisamos encontrar uma forma de apresentarmos nosso portfólio à eles, durante todo esse processo.

As fotos do processo criativo, mostrando a transformação que você está gerando na vida das pessoas, são muito importantes!

Se você tem condições de contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos do seu projeto, ótimo! Acho sim importantíssimo fazer isso (até porque eu sou fotógrafo, rsrs).

Mas preciso ser sincero com você!

Mais importante do que as fotos finais é conseguir manter a qualidade e constância de publicações do seu trabalho.

Instagram na arquitetura e na obra ©Jean Dallazem
Busque sempre um olhar artístico e diferenciado para suas fotos. Mesmo sendo um registro fotográfico necessário na obra, pode ser criativo. Esse é o primeiro passo para que eles conheçam mais do seu trabalho!

Espero que você tenha curtido as dicas que demos nesse artigo! Se curtiu, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário aqui abaixo pra gente saber…

Um grande abraço e até a próxima!

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