fbpx

5 Desafios ao Fotografar Ambientes Pequenos

O que fazer e, principalmente, o que não fazer ao fotografar ambientes pequenos?

O maior desafio pra quem quer fotografar arquitetura é registrar ambientes pequenos. É uma verdadeira arte conseguir fotografar quando o espaço é reduzido e você não possui câmera ou lentes específicas, mas vamos tentar mostrar todas as possibilidades aqui, desde a compra de lentes grande angulares até dicas para quem usa apenas seu smartphone para fotografar!

Você irá aprender aqui dicas essenciais para não deixar de fotografar ambientes pequenos, além de dicas de quais equipamentos são essenciais para se tirar uma fotografia incrível nesses espaços!

OBS: Se você usa seu smartphone para fotografar, vai querer ler até o final!

Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:

 

 1. FUJA DOS ESPELHOS

mirror

Ja tentou fotografar um banheiro de apartamento? Daqueles que você quase tem que sair de ré de tão apertado?

Além de ser minúsculo, ainda tem aquele belo espelho que vai da bancada até o teto. Fica muito bonito, mas como você não vai postar uma selfie nas suas redes sociais, não fica nada legal se você aparecer na foto!!

Obs: fugir dos espelhos vale para qualquer ambiente, grande ou pequeno.

2. CONTORCIONISMO

Contorcionismo
Imagem: imgur

Pra você não aparecer no espelho, (principalmente em espaços pequenos) vai precisar se esforçar como um contorcionista!

Você se encosta na parede, abaixa, levanta, entra no box…tudo isso é fundamental para encontrar um ângulo para mostrar todo o trabalho que teve ao projetar e detalhar aquele ambiente. Se for preciso, deitar no chão também tá valendo (dê a desculpa pro seu cliente que o espaço é pequeno e feche a porta, se tiver vergonha, hehe)

E olha que sabemos bem que às vezes um ambiente minúsculo dá mais trabalho que uma sala enorme, não é?

Então, nada de deixar de registrar e mostrar para seus futuros cliente todo o seu potencial. Mas mais pra frente eu falo mais sobre equipamentos e algumas dicas que vão te ajudar a não sofrer tanto, mas não deixe a preguiça nem o medo de se sujar te impedir!

DICA EXTRA: Tente se esconder atrás de algum objeto em primeiro plano se precisar tirar uma foto de frente para um espelho!

3. ESTABILIDADE

fotografa 1
Se possível, se apoie em alguma parede, móvel ou até mesmo no chão. O que importa é a imagem sair nítida!

Nesse contorcionismo todo, pode ser que você fique em posições nem sempre confortáveis. Quem dirá, estáveis! Busque, sempre que possível, manter as duas mãos na sua câmera, mesmo que seja do smartphone!

Não há nada pior que uma foto tremida ou fora de foco, parecendo foto de final de balada não é? Para evitar isso, após achar a posição e enquadrar o objeto a ser fotografado, busque ficar o mais “firme” possível.

Afaste os pés e dobre ligeiramente os joelhos. Apoie os cotovelos nas laterais do seu abdômen, buscando manter uma postura rígida!

O maior erro de quem fotografa com o smartphone é não seguir essa dica e tentar manter o celular estável enquanto clica!

Isso é muito difícil, principalmente em ambientes pequenos onde normalmente a iluminação é reduzida, o que faz com que o registro da imagem se dê mais lento do que em um local ensolarado.

4. TRIPÉ

Se não for possível manter uma postura estável tente usar um tripé!

Nem a mão mais firme do mundo substitui um bom tripé
Nem a mão mais firme do mundo substitui um bom tripé.

Mas, como eu sei que tem gente que não consegue ou não quer gastar com isso, eu criei um passo a passo para criar um apoio pro seu smartphone, que vai custar no máximo R$3,00 (isso mesmo, três reais).

É só comprar um café e em menos de 5 minutos você tem um suporte para smartphone! Clique aqui para baixar o seu passo a passo para criar você mesmo um suporte para smartphone!

5. LENTE GRANDE ANGULAR

Se você tiver uma câmera que tenha a opção de troca de lentes, uma ótima saída (não apenas para ambientes pequenos) é adquirir uma lente grande angular que vai ampliar o ângulo de “visão” da sua câmera.

photo-1423768164017-3f27c066407f baixa

Se quiser saber mais, falamos um pouco mais sobre esse tipo de lente no post: O que Ninguém Nunca te falou sobre Equipamentos Fotográficos

Mas como sabemos que, segundo nossa pesquisa, 69% das pessoas usam apenas o smartphone, uma solução alternativa seria adquirir lentes para seu smartphone.

Kit lentes smartphone
Kit de lentes para smartphone

Existem conjuntos de lentes com diversas funções, dentre elas, grande angular. O ângulo de visão não é tão amplo quanto o de uma lente grande angular profissional (mas o preço também não é tão salgado, rs).

As lentes grande angulares são ótimas para fotografar arquitetura, mas possuem um grande problema. Elas acabam distorcendo a perspectiva, principalmente nas extremidades da imagem.

Esse conteúdo só foi criado porque em nossa pesquisa descobrimos o que vocês leitores gostariam de aprender.